quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Como pintar os pallets... Dicas e PAP

Então, algumas coisas já estão decididas sobre nossa bancada da cozinha... 
  • o balcão será feito com pallets em L, formando uma prateleira e uma bancada para refeições
  • cores, cores, cores... definitivamente será colorido. estou tentada a fazer amarelo, mas também vi um verde de arrasar
  • terá 3 luminárias feita com xícara de ágata (branca ou vermelha)
  • a base será de alvenaria, com azulejos de 15cm, que receberão adesivos divertidos
Basicamente será isso que teremos em nossa linda bancada (#ansiosa).

Achei esse PAP muito interessante e copiei ele para servir de base para a pintura. Retirado daqui.

Materiais
Lixar: lixas de madeira número 60 e 80, 150 grosa e fina, martelo e prego (se precisar afundar algum prego), martelo, grosa e lixadeira. Pintar: bandeja, rolinho de espuma,(por vezes - massa para madeira) trincha (pincel chato), medidor, água ráz, tinta esmalte sintético acetinado ou fosco (Vi em alguns blogs a Suvinil (tinta esmalte de secagem rápida) Consumo de tinta: Gasto médio de 1 litro de tinta por pallet
Passo a passo - PAP

  1. Lavar os paletes, (caso já utilizados para retirar sujeira) 
  2. Secar ao sol
  3. Dica: Ao lixar e pintar seguir os veios da madeira
  4. Lixar com lixa grossa 60 ou 80 para tirar as farpas
  5. Lixar com a lixa fina n° 150 para dar o acabamento, (arredondar os cantos)
  6. Dica: use mascaras ao lixar pois solta muito pó
  7. Tapar os buracos do prego e irregularidades da madeira com massa para acabamento em madeira (pode ser dispensável se a parte da lixa for muito bem feita)
  8. Lixar a massa.
  9. Limpar com pincel limpo e seco para tirar poeira
  10. Passar pano úmido para retirar pó restante, e outro seco até secar completamente
  11. Passar selador  (Obs.: somente caso a madeira seja muito macia, recomenda-se utilizar Selador antes das tintas, para a madeira não chupar muito a tinta)
  12. Pintar com auxilio de rolinho partes lisas e trincha (pincel chato) as demais partes
  13. Secagem 1.a demão - aguardar tempo estipulado do fabricante de tinta
  14. Pintar 2.a demão e secagem
  15. Pintar 3.a demão (se achar necessário)
  16. Verniz liquido brilhoso após secar - em alguns blogs usaram em outros disseram que evidencia as imperfeições, então fica a sua escolha.
 
O PAP dessa pintura encontra-se AQUI
Olha que arraso esse verde!

 
 
 

Decoração cozinha criativa

Eu vou ficar MALUCA com tanta ideia diferente pra decorar minha cozinha... A internet é um campo de exploração magnífico... Falei no post passado sobre nossa cozinha, que terá balcão em L feito com pallets. #reciclando

Agora comecei as pesquisas de pequenos e lindos mimos pra decorar a cozinha de forma criativa. E ideia não falta!!











Uma coisa que eu achei muito massa e com certeza vou querer na nossa casinha é um paneleiro feito de pallet. Penso que é uma boa forma de guardar as panelas e aproveitar bem o espaço das paredes na decoração. Considerando o tamanho mini do local, devemos colocar ele acima da geladeira... Vai ficar bem alto, mas aí usaremos um banquinho de apoio quando precisar do que lá tiver... Garimpei algumas ideias na internet pra termos como referência.







quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Decorando... A COZINHA

Voltando a ideia de trazer num só post as pesquisas feitas para nossa casa de praia (que já está saindo do papel e vamos receber em menos de 2 semanas o chalézinho mini, mas muito fofis), começo minhas pesquisas para decorar a cozinha.

Ah, o porquê de uma cozinha nesse espaço. Eu particularmente quando viajo nem sempre gosto de sair pra comer fora... E às vezes dá aquela fome na madrugada, né? Quem viaja com filhos sempre sente essa necessidade também em ter um espaço pra fazer uma comidinha... Então a ideia surgiu daí. Como não vamos trabalhar como pousada, mas como chalés que serão alugados, cada um que for consegue ter uma certa independência no espaço...

Tudo no chalé é mini (mas miniiiiiiii mesmo)... E tem sido uma dificuldade imensa pensar a decoração em tão pouco espaço e principalmente, SEM GRANA. Sim, porque o que conseguimos juntar está indo pra obra. (Observação importante, vamos conseguir construir sem sacrificar-se com empréstimo, fizemos uma promoção em nossa empresa e com o dinheiro arrecadado vamos conseguir construir o primeiro chalé. Mas o que juntamos só dá mesmo pra mão de obra e material de construção. Decoração vai ser na marra mesmo.). Então é o jeito fazer as pesquisas e começar a colocar a mão na massa com o que temos... Eu confesso que ainda não bati o martelo na decoração (se rústica, se típica, se praiana, se chique, se, se e muito se...)... MUITAS DÚVIDAS na cabeça. Mas confesso que estou curtindo muito a ideia de fazer algo simples (pois vamos alugar, então não dá pra investir numa decoração cara sem saber como será o cuidado com tudo)... E já que não deu pra fazer a casa ecológica, estou tentada a uma decoração mais ecológica, ou seja, buscar matéria prima em produtos da terra (como palha, madeira etc), junto com uma decoração mais característica (vou postar as fotos do que ando pensando pra cozinha, quase algo que regional)... Meu problema é que eu quero TUDO e não consigo FOCAR em NADA. Ai, ai... Mas vamos que vamos que tenho 3 semanas pra definir tudo e decorar nosso cantinho na praia.

Uma coisa tá definida: vamos ter um balcão de 1m dividindo o quarto e a cozinha... Mas hoje minha mãe deu a dica de fazer de madeira e eu me empolguei com a ideia, especialmente pela possibilidade de fazê-lo de pallets (amo muito, tô encantada com eles cada dia mais)... O mais provável é que façamos ele com tijolinhos brancos com a bancada de pallet...






 
 



Acima da minha bancada fofis preciso que o maridão crie uma luminária... E eu super curti os modelos abaixo. Eu tava muito, mas muito decidida a fazer com um escorredor de macarrão, mas pirei quando vi esse trio de xícaras de Ágata vermelha formando uma linda luminária. Também achei lindinha a ideia dos vidros, mas como não vai ser decorativo, não curti tanto a funcionalidade da ideia.




ATUALIZAÇÃO:
Decidimos... Vamos fazer a bancada de pallet em L, com base de vidro e transformando a parte que ficará na parede em suporte para copos e xícaras. Tomara que dê certo!!! rsrs A referência do que busco está nas fotos abaixo.


Passo a passo dessa prateleira AQUI

Segue abaixo algumas ideias e referências para esse projeto. Tô apenas na dúvida se faço ele colorido ou mantenho a cor natural da madeira... Realmente estou encantada com as possibilidades e funcionalidades de uso dos pallets.


 





 



sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cama feita com palletes

Bem, eu hoje tive um daqueles "insights" e acabei lembrando que nas minhas andanças pela internet vi umas camas tendo como base os famosos pallets. Pronto, foi o suficiente pra eu pirar e pensar num projeto com essa matéria-prima.

No Facebook tem uma página muito massa chamada Pallets & Desing. Vale a pena visitar, muita ideia que inspira. https://www.facebook.com/palletsedesign

Mas vamos ao nosso cantinho. Nosso espaço é bem, mas bem pequeno, e por isso precisa ser bem estudado para oferecer conforto. Bem, o quarto terá uma medida de 3x3m apenas... Então, o jeito é botar a "caixola" pra funcionar e fazê-lo ficar lindo e funcional.

Adorei essa cabeceira, com prateleiras...


Achei interessante essa parede meio que de apoio... In love...
Dos modelos que vi, provavelmente será esse que utilizaremos.

e essas luzes iluminando tudo?? não é de morrer de amores?

Por fim esse pallet foi revestido com tecido, achei o máximo
Disposição perfeita pros pallets, permitindo uma lateral pra usar como apoio de ambos os lados.
Também curti muito esse modelo... Ó dúvida cruel!

Algo muito interessante que penso em fazer para melhor aproveitamento do espaço são essas cabeceiras com nichos ou prateleiras, de forma que cada pessoa possa usar como apoio para seus objetos.